Cardeal Oscar Maradiaga é o novo presidente da Cáritas Internationalis
O cardeal Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), é o novo presidente da Cáritas Internationalis (CI).
A eleição aconteceu durante a 18ª Assembleia-Geral da Cáritas, que decorre no Vaticano. Apesar de não estar presente no encontro, por estar a acompanhar a realização da Conferência Episcopal da América Latina, o Cardeal Maradiaga enviou uma mensagem aos delegados, na qual afirmou: “quero agradecer, de todo o coração, a confiança que depositaram em mim. Na Cáritas , devemos trabalhar com afinco para responder às necessidades dos mais necessitados. Se queremos ser verdadeiros discípulos e missionários temos de reforçar o nosso empenho na pastoral social de todos os nossos membros. Sobretudo, neste momento, devemos promover a partilha de bens e lutar para pôr cobro a toda a injustiça social. No 40º aniversário da Populorum Progressio, devemos promover o desenvolvimento, como forma de mitigar e erradicar a pobreza”.
O Cardeal Óscar Andrés Rodriguez Maradiaga, S.D.B, Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), nasceu a 29 de Dezembro de 1942, em Tegucigalpa. Foi ordenado sacerdote salesiano em 28 de Junho de 1970, é doutor em Teologia pela Universidade Pontifícia de Lateranense de Roma e licenciado em psicologia e psicoterapia clínica pela Universidade Leopold Franz de Innsbruck.
Foi professor de química, física e música em vários colégios salesianos de El Salvador, Honduras e Guatemala tendo, também, leccionado teologia moral e eclesiologia no Instituto Teológico Salesiano da Guatemala. Foi reitor do Instituto Filosófico Salesiano no mesmo país.
Actualmente, é Presidente da Conferência Episcopal das Honduras. Anteriormente ocupou o cargo de vice-presidente da Cáritas das Honduras. Foi nomeado Cardeal pelo Papa João Paulo II no Consistório de 21 de Fevereiro de 2001.