Cáritas Portuguesa efectuou visita à Cáritas da Suíça
A Cáritas Portuguesa efectuou uma visita de trabalho à Cáritas da Suíça, entre 2 e 4 de Novembro, no âmbito da cooperação que vêm desenvolvendo em vários países vítimas de catástrofes naturais, nomeadamente, na Indonésia, no Haiti e na Somália.
Para a Indonésia foram assinados mais dois protocolos de cooperação, um com o objectivo de melhorar as condições sanitárias de 650 famílias e outro com o de criar 2.500 postos de trabalho. Ambos os projectos, cujo término se prevê para o ano de 2012, serão apoiados através dos recursos provenientes da campanha “Cáritas ajuda as vítimas do Sudeste Asiático” e irão abranger a comunidade de Belang Beurandang, em Aceh, já anteriormente auxiliada pela Cáritas Portuguesa, em parceria com a Cáritas da Suíça, através da construção de 72 habitações.
Para o Haiti, está prevista a construção de 20 habitações na Diocese de Port-au-Prince, que irão beneficiar 20 famílias afectadas pelo sismo de 2010.
Para a Somália, através dos recursos provenientes da Operação 10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz 2011, a Cáritas Portuguesa irá implementar um projecto de capacitação das comunidades afectadas pela grave seca que se fez sentir no último ano.
A visita foi encerrada com um encontro entre o Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, e o Director Nacional da Cáritas da Suíça, Hugo Fasel.