Apresentação da obra “Teresa de Saldanha: a Obra sócio-educativa”
A Cáritas Portuguesa em parceria com a Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, apresentam hoje ao público a obra “Teresa de Saldanha – a obra sócio-educativa”. Um trabalho da investigadora Helena Ribeiro e Castro com prefácio de António Matos Ferreira.
Para a autora, atual responsável pela Network of Histories of Education da European Educational Research Association (EERA), a publicação deste trabalho de investigação representa “ a possibilidade de promover o conhecimento de uma grande mulher e de uma grande portuguesa. Teresa de Saldanha merece ser conhecida e o nosso Portugal precisa do seu exemplo, afirma a autora.
Helena Ribeiro e Castro sublinha a importância desta obra pela compreensão que ela permite da “do papel da mulher na sociedade. Importa fazer sobressair o modo como Teresa de Saldanha empreendeu a sua obra, o carácter inovador dos princípios que desenvolveu e a forma como enfrentou e resolveu, muitas vezes, contornando-os, os obstáculos que surgiam de todos os lados.”
Na opinião da Ir. Rita Nicolau, Superiora Geral da Congregação, “esta publicação mostra-nos como Teresa de Saldanha deu um grande contributo para a educação e promoção social, em Portugal, no séc. XIX, onde dois terços da população feminina era analfabeta.” As Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena dão assim a conhecer esta faceta da fundadora da sua Congregação que revela uma personalidade muito forte. “Teresa de Saldanha viveu numa época muito difícil e, apesar disso, ela não ficou em lamentações, inovou, criou, fez algo pelos outros, ajudando-os a sair da pobreza”, sublinha a Ir. Rita Nicolau.
A apresentação do livro “Teresa de Saldanha: a obra sócio-educativa” será hoje, 24 de novembro, às 17:30, na Casa-Mãe da Congregação, Largo de S. Domingos de Benfica, 14 – 1500-554 Lisboa.