Franchising Social potenciado pelo Marketing Social
A Cáritas Portuguesa apresenta no próximo dia 12 de março, nas instalações da Associação Empresarial da Região de Coimbra, Auditório Eng.º Vitor Vasquez no Complexo Tecnológico de Coimbra, Rua Coronel Júlio Veiga Simão, 3025-307 Loreto, Coimbra, às 10:00, o projeto “O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social”. Desenvolvido pela Cáritas Portuguesa, com o apoio técnico-científico da IPI Consulting Network, o projeto é cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica/Fundo Social Europeu.
O Franchising Social potenciado pelo Marketing Social tem como fim último gerar valor de forma sustentada através da replicação de projetos-piloto de Franchising Social e da criação de micro-negócios e actividades por conta própria. Deste modo, este projeto visa a Inclusão Social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego:
- Pela promoção e implementação de projetos de Franchising Social
- Pela dinamização da atividade por conta própria e da microempresa
- Pelo desenvolvimento do Marketing Social nas IES e de novas formas de financiamento: Fundraising e Crowdfunding
Programa:
09h30 Recepção dos participantes
10h00 Abertura
Horácio Augusto de Pina Prata, Presidente da Associação Empresarial da Região de Coimbra, NERC – Empreendedorismo , Iniciativa e Inovação social
Manuel Machado, Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses – O papel dos municípios na dinamização da ação/rede social
Eugénio Fonseca, Presidente da Cáritas Portuguesa – A importância da atividade por conta própria para a Inserção Social
11h00 Intervalo
11h15 Apresentação do Projeto, pela equipa técnica
Carlos Medeiros, IPI Consulting Network – Enquadramento socioeconómico: a necessidade desta solução; Os apoios necessários: Fundo não burocrático e as novas formas de financiamento colaborativo, Crowdfunding; A experiência da Cáritas no apoio à criação de micro-negócios 1976-81
Agni Dikaiou, IPI Consulting Network – Os Universos de intervenção
Pedro Pinto, Cáritas Portuguesa – Franchising Social, micro-negócios e atividade por conta própria
Mafalda Ferreira Santos, Cáritas Portuguesa – As 4 fases de negócio: ideia; financiamento; acompanhamento; sustentabilidade e autonomia
12h15 Sessão de Encerramento
Rosa Maria Simões, Vice-Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão – Perspectivas sobre o próximo quadro comunitário
José Albino da Silva Peneda, Presidente do Conselho Económico e Social – As virtualidades da interação entre a Economia Social e o Empreendedorismo
13h00 Conclusão dos trabalhos