Franchising Social potenciado pelo Marketing Social
É um projeto que visa a Inclusão Social pela via do empreendedorismo, por forma a autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego e tem como fim último gerar emprego de forma sustentada através da replicação de projetos-piloto de Franchising Social e da criação de micro-negócios e atividades por conta própria.
O projeto tem dois objetivos centrais. Por um lado a implementação e apoio de ações inovadoras de promoção de atividade que possibilitem autonomizar financeiramente pessoas em situação de desemprego e combater a pobreza e a exclusão social. Por outro a promoção da função social das Instituições da Economia Social promovendo a mobilização de recursos (Fundraising) e de apoios públicos que possibilitem a sua acção no combate às desigualdades sociais.
A Cáritas, na linha do que havia sido realizado nos anos 70 e 80, em que apoiando os retornados das ex-colónias criou 2090 negócios numa relação custo-benefício e de sustentabilidade e impacto económico local e regional a todos os títulos notável, abraçou o projecto CRIA(C)TIVIDADE.
Neste contexto, vai promover e desenvolver o Franchising Social e apoiar a atividade por conta própria. Posiciona-se, assim, como esteio à implementação do Franchising Social em Portugal fundamentado-se no binómio procura-oferta. Realizou uma seleção e análise criteriosa de projetos de Franchising Social de sucesso em funcionamento no estrangeiro e que oferecendo maiores garantias de sustentabilidade se adaptem ao contexto português. Estudou, também, outros negócios com potencialidade de se tornarem franchisings sociais.
Relativamente à criação de micro-negócios e atividade por conta própria, a Cáritas Portuguesa acompanhará os futuros empreendedores desde a ideia de negócio até à sua implementação com vista à respetiva sustentabilidade. Deste modo, procedeu-se à identificação das necessidades existentes ou latentes no território nacional, às quais o mercado não responde ou responde insuficientemente, selecionando um conjunto de actividades, susceptíveis de remuneração. Estes negócios constituem a actual bolsa de ideias de micro-negócios. Tanto as acções de Franchising Social como as ideias de negócio serão complementadas pelas ideias avançadas pelos futuros empreendedores e cuja análise económica demonstre a sua viabilidade.
PÚBLICOS-ALVO:
COMO POSSO RECEBER MAIS INFORMAÇÃO
Poderá entrar em contacto com o projeto “CRIA(C)TIVIDADE”:
E-mail: criactividade@caritas.pt
TEL. – 213 825 460
Fax: 21 382 54 69
Este projecto é desenvolvido pela Cáritas Portuguesa, com o apoio técnico-científico da IPI Consulting Network, e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica / Fundo Social Europeu.