#fazerPARte é acolher a diferença
#fazerPARte
A Plataforma de Apoio aos Refugiados quer reforçar a capacidade de acolhimento de famílias refugiadas em Portugal junto da sociedade civil e, para isso, lança uma nova campanha para angariar instituições de acolhimento e incentiva todas as organizações a aderir.
#fazerPARte é o tema desta campanha que está agora a chegar às organizações com oa pelo de se envolverem no acolhimento de refugiados, entre elas a rede nacional Cáritas.
“FazerParte é estar atento. Fazer PARte é ver, ouvir e ler. Fazer PARte é dar. Fazer PARte é cuidar. Fazer PARte é querer aprender e depois ensinar. Fazer PARte é acolher as diferenças. E fazer PARte é também ser acolhido nas próprias diferenças. Fazer PARte é estar informado e informar. Fazer PARte é integrar. Fazer PARte é ser Comunidade de Hospitalidade.”
A Cáritas Portuguesa integra a Plataforma de Apoio aos Refugiados desde a sua fundação. Tem acompanhado e desenvolvido projetos e acolhido famílias de Refugiados.
A PAR já acolheu 144 famílias em 3 anos, num total de 674 pessoas acolhidas em mais de 92 Instituições de Acolhimento.
Recentemente o Governo Português comprometeu-se com o acolhimento de 1010 refugiados, até ao final de 2019, no programa de reinstalação da Turquia e Egipto.
A PAR comprometeu-se a acolher 340 pessoas do número total e assim continuaremos o acolhimento.
Para isso é necessário que mais Instituições façam também PARte!
A entidade disponibilizará alojamento independente, administrará as bolsas mensais, ajudará com aulas de português, acompanhará com as inscrições nos serviços públicos, promovendo sempre a autonomização.
Para este acolhimento, todas as entidades terão o apoio do Secretariado Técnico da PAR, que dará orientação inicial, apoio no processo e sempre que necessário.
Estamos todos chamados a acolher esta missão. A PAR quer contar com mais Instituições Anfitriãs e as Famílias contam connosco.
Conheçam aqui o testemunho da Cáritas Paroquial da Caranguejeira, que acolheu uma família de refugiados curdos e constitui uma história de sucesso do que pode ser este acolhimento.