COVID-19: A resposta da rede nacional Cáritas
A rede nacional
De norte a sul do país a Cáritas está a assegurar a resposta a todos os que, em emergência necessitam da sua ajuda. Desde a passada sexta-feira que as Cáritas Diocesanas ativaram os seus Planos de Contingência adaptando as suas respostas e o trabalho que realizam em diferentes valências e circunstâncias impostas pela propagação do novo Coronavirus – COVID19.
Em todo o país a entrega de alimentos está a ser assegurada por técnicos ou voluntários que garantem que as famílias em situação de fragilidade financeira ou que habitualmente recebiam este apoio, continuam a ter acesso aos alimentos, nomeadamente através da entrega de cabazes e através do apoio domiciliário. Este trabalho está, na maioria dos casos está a ser feito, em articulação local com as Câmaras Municipais e com as Juntas de Freguesia, muitas destas, também, a desenvolver planos de ajuda às famílias com menos recursos ou a idosos em situação de isolamento.
Outras situações estão a ser acauteladas, nomeadamente, as Cáritas Diocesanas que têm respostas de apoio a situações de violência doméstica mantêm-se em funcionamento, com atendimento telefónico permanente e o mesmo está a acontecer para as situações de mães adolescentes e crianças que estão em regime de “internamento”.
A Cáritas, em todo o país, através da rede nacional de Cáritas Diocesanas, está desta forma a procurar manter todos os serviços essenciais assegurados e está disponível para responder a emergências onde a sua intervenção seja necessária.
A Cáritas assume estas diferentes respostas como um serviço à comunidade e aqueles que precisam da sua ação. Estão, em todas as situações, a ser garantidas todas as condições de higiene impostas à atual circunstância que garantem que não há riscos de contágio nem para quem trabalha nem para quem recebe.
A rede Internacional
Com presença em 160 paises cada Caritas nacional está trabalha com a população do seu país desde o início da crise. Para acompanhar aquilo que vai acontecendo, a Caritas Internationalis decidiu abrir uma plataforma virtual para que as Caritas do mundo possam relatar sua situação e as ações que estão realizando.
Nesse mesmo espaço, a equipe de emergência da Caritas Internationalis partilha guias e orientações que podem ser úteis para outras Caritas em contextos de epidemias de saúde. Vários espaços e programas já estão divulgando esses materiais por meio de materiais de comunicação para suas instalações e outros canais para sensibilizar a população e atingir o número máximo de pessoas na comunidade.
Até alguns dias atrás, em alguns países europeus, as pessoas ainda não estavam cientes da gravidade da situação.