Primeiros Anos a Nossa Prioridade
A Cáritas Portuguesa é uma das entidades que aderiu à rede nacional que tem o objetivo comum de defender e demonstrar, com estudos e práticas, a importância dos primeiros anos no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida. Neste sentido
Os parceiros envolvidos na campanha, entre eles a Cáritas Portuguesa, têm como objetivo promover oportunidades iguais para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, em particular nos primeiros 1.000 dias de vida, e que as suas famílias tenham condições de lhes proporcionar um vínculo seguro e um ambiente saudável, estimulante e protetor.
A campanha nacional Primeiros Anos a Nossa Prioridade realiza-se no âmbito da campanha europeia First Years First Priority.
Neste contexto divulga-se o conjunto de documentos relativos aos resultados dos dois estudos, promovidos pela Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso, e divulgados no Big Meeting 2.0 no dia 17 de outubro.
O objetivo dos Estudos de Perceções, cujo trabalho de campo ocorreu no 1º semestre de 2023, foi auscultar a população sobre os primeiros 1000 dias de vida – a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento humano.
As principais conclusões dos estudos podem ser consultados aqui: População sente que o desenvolvimento infantil não merece a devida atenção, divulgadas nos média.
Os Estudos foram elaborados:
- pelo ISAVE – Instituto Superior de Saúde – com o título Estudo das Perceções da população residente na cidade de Lisboa sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento da criança (0-6), conduzido pelo Professor Fausto Amaro.
Foi um inquérito presencial, que partilhamos acedendo ao Resumo, à apresentação e ao Relatório final.
- pelo ISPA – Instituto Universitário – com o título Estudo de Perceções sobre o Desenvolvimento Infantil, conduzido pela Professora Manuela Veríssimo.
Foi um inquérito através da plataforma Qualtrics ao nível nacional, que partilhamos acedendo ao Resumo , à apresentação e ao Relatório final.