Conferência Regional da Cáritas Europa
A Cáritas Portuguesa acompanhou a Conferência Regional da Caritas Europa, este ano realizada em Bruxelas, nos dias 6, 7 e 8 de maio. Este evento reuniu representantes das várias organizações membros da Cáritas para discutir estratégias e colaborações essenciais para enfrentar os desafios sociais e humanitários na Europa.
Durante estes três dias, foram vários os painéis e sessões de discussão que abordaram temas cruciais, desde a Crise Climática à Guerra. Estes tópicos fundamentais foram debatidos com o objetivo de encontrar soluções eficazes para os problemas enfrentados pelas comunidades mais vulneráveis.
Durante o Fórum dos Diretores, que decorreu em paralelo como a Conferência Regional, foi feita uma revisão e análise crítica do progresso em relação aos objetivos estabelecidos no Marco Estratégico, da Caritas Europa (2021-2028). Os participantes avaliaram o impacto das ações realizadas até agora e identificaram as áreas que precisam de ajustes ou maior foco. Nesta fase, também se realizaram discussões referentes ao combate à pobreza, a migração, a justiça social, a saúde, a educação e a sustentabilidade.
Além das sessões formais, os participantes tiveram oportunidade de criar redes de apoio, partilhar experiências e estabelecer parcerias valiosas. A troca de boas práticas e solidariedade foi destacada como fundamental para fortalecer o trabalho das organizações da Cáritas na Europa e em projetos internacionais.
O avanço na tecnologia desempenha um papel fundamental na abordagem aos desafios sociais. Os participantes discutiram a forma como a tecnologia pode ser usada para promover a inclusão social, melhorar a eficiência operacional e ampliar o alcance das ações da Cáritas.
No fim da conferência, e após discussão, foram determinados alguns parâmetros do Plano Estratégico da Cáritas Europa para os próximos anos, bem como as ferramentas para progredir na concretização da estratégia definida e um conjunto de compromissos que visam fortalecer o Advocacy, promover a Solidariedade e apoiar a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030. Estas metas refletem o compromisso contínuo das organizações da Cáritas em influenciar políticas, fortalecer colaborações e alcançar resultados tangíveis para os mais necessitados.
De modo a dar voz à juventude, foi aprovada a adoção de um Representante Permanente da Juventude na Comissão Executiva, sendo eleito para este cargo Luca Oven da Cáritas da Eslovénia. O representante terá pleno direito de voto.
O legado deixado por esta conferência é significativo, fortalecendo a rede da Cáritas Europa e inspirando ações concretas em prol dos mais vulneráveis. O impacto será sentido nas comunidades locais, onde as organizações da Cáritas continuam a trabalhar incansavelmente para criar um futuro mais justo e solidário para todos.
Em 2025, esta conferência será realizada na Moldávia.