Cáritas acompanha vítimas. Cabo Delgado
Cáritas Acompanha Vítimas em Cabo Delgado
A Cáritas Portuguesa encontra-se atenta e a acompanhar no local o drama humanitário que se vive em Cabo Delgado, onde se encontra a executar um projeto de apoio de emergência alimentar e reconstrução de meios de vida com os deslocados de Cabo Delgado, nos distritos de Ancuabe, Chiure e Namuno. Este projeto, desenvolvido em parceria com a Cáritas Diocesana de Pemba e com a Cáritas Espanha, tem como objetivo proporcionar apoio a 970 famílias (4.850 pessoas), com distribuição de kits de sementes e alfaias agrícolas, kits de costura e instrumentos para carpintaria.
Desde há dois anos, por ocasião do Ciclone Idai que a Cáritas Portuguesa se mantem a trabalhar em Moçambique em articulação com a Cáritas Moçambicana e, também, concretamente em Cabo Delgado, com a Cáritas Diocesana de Pemba.
Testemunho de Betinha Ribeiro, Responsável de Programas da Cáritas Diocesana de Pemba
“Este projeto teve um grande impacto. Tivemos respostas que até este momento são visíveis. As pessoas receberam assistência alimentar e o kit que a Cáritas é completo e diversificado e as pessoas sentiram-se muito agradecidas. Receberam 25 quilos de farinha de milho, 25 quilos de arroz, 4 litros de óleo, 7 quilos de feijão e 2 quilos de sal. Para uma família que não tem nada este é um grande apoio. Alheado a isto está o apoio através de sementes que é muito importante para a sua subsistência autónoma. As famílias receberam equipamento para trabalhar a terra e conseguiram abrir as suas “machambas” estão, neste momento, a consumir feijão e maçaroca que produziram e vão poder continuar a produzir e confecionar os seus alimentos.
“As famílias receberam também os kits de carpintaria e costura e podem começar os seus próprios negócios para ter também algum ganho e proveito para as suas vidas”.
Conheça todo o trabalho da Cáritas em Moçambique: https://caritas.pt/caritas-ajuda-mocambique/