Bento XVI apela à solidariedade na luta contra a tuberculose
Bento XVI deixou hoje um apelo a favor da luta contra a tuberculose, a nível mundial, pedindo “uma responsabilidade acrescida no tratamento da doença e uma solidariedade cada vez maior em relação a todos os que dela sofrem”.
No final da audiência geral desta semana, o Papa lembrou a ocorrência do Dia Mundial para a luta contra a tuberculose, a 24 de Março.
Há cerca de 35 Milhões de tuberculosos no mundo, com 8 milhões de novos casos por ano. Quase 3 milhões de tuberculosos morrem por ano, 75% dos quais com idades entre os 19 e os 59 anos. Estas mortes poderiam ser evitadas se devidamente tratados: o preço médio dos medicamentos necessários para um doente , por exemplo de Tuberculose ou de Lepra, incluindo os antibióticos e a vacina BCG é aproximadamente 25 Euros.
O Papa invocou para os doentes e as suas famílias “o conforto do Senhor”, enquanto encoraja as múltiplas iniciativas de assistência que a Igreja promove neste âmbito.
Recentemente, Jorge Sampaio, o representante da ONU na luta contra a doença, disse que o combate à tuberculose tem registado progressos “verdadeiramente incipientes” e que a falta de medidas de controlo pode originar 200 milhões de novos casos nas próximas duas décadas.
Fonte: Agência Ecclesia