
Porque acreditamos que há gestos que Constroem, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros.
As verbas angariadas ajudam a materializar as ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (80%), que são um contributo coletivo para um mundo melhor, mas também a colaborar com os países lusófonos (20%) mais afetados pelas alterações climáticas através de um fundo criado para esse efeito.

Assinalamos este ano 20 anos desde o inicio da ação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” que nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e canalizar apoio para situações de emergência provocadas por conflitos armados ou catástrofes naturais. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal.
Porque acreditamos que há Gestos que constroem”, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir as suas velas através do formulário online ou diretamente numa das 20 Cáritas Diocesanas, paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce.
As verbas angariadas ajudam a materializar as ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (80%), que são um contributo coletivo para um mundo melhor, mas também a colaborar com os países lusófonos (20%) mais afetados pelas alterações climáticas através de um fundo criado para esse efeito.
Em 2018 a Cáritas da Venezuela, com apoio alimentar a crianças e mulheres grávidas. Em 2019 a verba angariada apoiou a Cáritas de Moçambique na resposta às vitimas dos ciclones Idai e Keneth. Em 2020, a Cáritas Portuguesa identificou as vítimas da pandemia provocada pela propagação do vírus da COVID-19, como causa beneficiária desta percentagem da Operação 10 Milhões de Estrelas. A Cáritas reforça também, desta forma, a ação que, desde março, tem desenvolvido para apoiar os que estão a sofrer diretamente o impacto social desta crise através do programa “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.
A rede nacional Cáritas é composta por 20 Cáritas diocesanas, que contam com o empenho de 1241 colaboradores profissionais e mais de 370 voluntários regulares. Todos empenhados no combate a qualquer forma de pobreza. Anualmente a Cáritas responde, em todo o país, a cerca de 100 mil pessoas em atendimento social e cerca de 40 mil em resposta sociais. A falta de rendimento, desemprego, endividamento e necessidades de saúde são as realidades que mais afetam, atualmente, as famílias que procuram o apoio da Cáritas.
Desde o início da atual crise provocada pela propagação do novo Coronavírus – COVID-19, que a rede das 20 Cáritas Diocesanas responde ao aumento na procura de ajuda nos grupos considerados de apoio prioritário: população sénior, famílias e crianças em situação de vulnerabilidade, pessoas em situação de sem-abrigo, migrantes em situação de vulnerabilidade social.
A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para além da Europa.
Para além das diferentes atividades, durante os meses de novembro, dezembro e inicio de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”. As estrelas estão disponíveis nas Cáritas diocesanas, paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta ação.
Pelo valor de 2€ muitas estrelas poderão iluminar um céu inteiro e ajudar a Cáritas a combater a desigualdade em Portugal!
Do total de verbas recolhidas 65% destina-se a apoiar a ação de cada Cáritas diocesana no seu trabalho de apoio às pessoas necessitadas. Os restantes 35% são canalizados para o apoio às vítimas da pandemia provocada pela propagação do vírus da COVID-19. A Cáritas reforça também, desta forma, a ação que, desde março, tem desenvolvido para apoiar os que estão a sofrer diretamente o impacto social desta crise através do programa “Inverter a Curva da Pobreza em Portugal”.
As verbas angariadas nas 3 edições passadas das velas solidárias, reverteram para Moçambique em 2019, para a Venezuela em 2018 e para Portugal (Incêndios) em 2017. A operação ’10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz’ é implementada desde 2003 em Portugal com dois objetivos: sensibilizar para o valor da paz e canalizar donativos para países com dificuldades reais.
A vela acesa simboliza a esperança e o despertar de consciências! Ilumine o seu e o Natal de muitos portugueses.