Estrelas Cáritas | Porque acreditamos que há gestos que são Constroem, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros.
As verbas angariadas ajudam a materializar as ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), que são um contributo coletivo para um mundo melhor, mas também a colaborar com os países lusófonos (35%) mais afetados pelas alterações climáticas através do Fundo Laudato Si.
Estrelas Cáritas: Desde o inicio da ação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”, que nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, que estão definidos dois objetivos: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e reforçar a ação da Cáritas a de apoio nacional e internacional.
As verbas angariadas ajudam a materializar as ações de dimensão social, da rede nacional Cáritas (65%), que são um contributo coletivo para um mundo melhor, mas também a colaborar com os países lusófonos (35%) através do Fundo Lusófono Laudato Si: apoio a microprojectos, sob o chapéu da Ecologia Integral, com o acompanhamento da Cáritas local. Desta forma é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária.
Porque acreditamos que há gestos que constroem”, a Cáritas propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” de cor branca ou vermelha, no valor de 2 euros. Todos os que quiserem aceitar esta proposta da Cáritas poderão adquirir as suas velas através do formulário online ou diretamente numa das 20 Cáritas Diocesanas, paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce. Também as empresas são aderentes desta iniciativa e muitas promovem entre os seus colaboradores e clientes este “gesto pela paz”.
Dúvidas e Informações
Cáritas Portuguesa
Angariação e Campanhas
campanhas@caritas.pt
T. (+351) 218 454 226 / 911 597 645
Em 2018 a Cáritas da Venezuela, com apoio alimentar a crianças e mulheres grávidas. Em 2019 a verba angariada apoiou a Cáritas de Moçambique na resposta às vitimas dos ciclones Idai e Keneth. Em 2020, a Cáritas Portuguesa identificou as vítimas da pandemia provocada pela propagação do vírus da COVID-19, como causa beneficiária desta percentagem da Operação 10 Milhões de Estrelas. A partir de 2021 deu-se a criação do Fundo Laudato Si, através do qual se tem promovido o apoio a microprojetos, sob o chapéu da Ecologia Integral, através da Cáritas local. Através deste fundo é possível financiar e responder a necessidades de impacto local e alavancar comunidades na sua resiliência diária.
A Operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” nasceu em França, primeiro numa única diocese, em 1984, com dois objetivos muito simples: sensibilizar para os valores da paz como vivência cristã do Natal e a ajuda financeira para uma causa concreta num país em dificuldades. Em 1991 transformou-se numa campanha da Cáritas Francesa (Secours Catholique), em 2002 estendeu-se à Europa, incluindo Portugal, e em 2003 para além da Europa.
Para além das diferentes atividades, durante os meses de novembro, dezembro e inicio de janeiro, todos os que quiserem juntar-se à Cáritas, participando na sua missão de estar ao lado dos mais frágeis, poderão fazê-lo de forma simbólica através da aquisição de uma “estrela”. As estrelas estão disponíveis nas Cáritas diocesanas, paróquias aderentes e nas lojas Pingo Doce, que continua a ser parceiro desta ação. Pelo valor de 2€ muitas estrelas poderão iluminar um céu inteiro e ajudar a Cáritas a combater a desigualdade em Portugal.
A vela acesa simboliza a esperança e o despertar de consciências! Ilumine o seu e o Natal de muitos portugueses.