Lisboa solidária com vítimas dos incêndios
A Cáritas Diocesana de Lisboa fez ontem um donativo de 10 mil euros para a conta solidária de apoio às vítimas dos incêndios. Apesar das muitas dificuldades e de ter sentido um aumento significativo de atendimentos a direcção entendeu que seria importante fazer este donativo e reforçar, mais uma vez, a identidade da Cáritas como instituição de solidariedade em rede.
“Recorde-se que nos primeiros 5 meses do ano, o número de solicitações a esta Cáritas aumentou, substancialmente. Para além da noção com base na experiência diária dos técnicos e voluntários e que é notório pelo número forte número de chamadas telefónicas, e-mails e visitas, os dados estatísticos do Gabinete de Acção Social comprovam e reforçam esta ideia. Pode afirmar-se que foram atendidas mais 176 pessoas do que em igual período do ano anterior, o que representa um aumento de 192%. Foram atendidas uma média de 82 pessoas por mês, quando no ano de 2011 a média mensal nos primeiros 5 meses era de 47 pessoas.
Por conseguinte, entre Janeiro e Maio 2012 foram atendidas, na sede da Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL), 412 famílias, das quais 318 foram atendidas pela primeira vez. O grosso dos pedidos incidiu sobre o auxílio no pagamento de despesas relacionadas com as necessidades básicas das pessoas/famílias, ou seja, teto, água, luz e gás e no apoio alimentar.” (https://www.caritas.pt/site/lisboa/)