Haiti, 3 anos depois!
Ao assinalar o 3º ano do sismo que abalou o Haiti, a 12 de Janeiro, a Cáritas Portuguesa mantém no terreno projetos de apoio às populações afetadas. Depois da contribuição para a resposta de emergência da rede Cáritas, a Cáritas Portuguesa visitou o Haiti, em Fevereiro de 2011.
O convívio com as populações e o contacto com diversas iniciativas de parceiros levaram ao desenvolvimento de dois projetos: a construção de 20 habitações em Cabaret, Léogâne e o projeto de reinserção sócio-laboral das famílias afectadas em Cité Militaire, Port-au-Prince.
O projeto de habitações, uma parceria com a Cáritas da Suíça, estará terminado no primeiro trimestre de 2013 estando já a maioria das habitações concluídas e entregues aos destinatários. Por outro lado, o projeto de reinserção sócio-laboral, que pretende formar 360 jovens nos primeiros dois anos, concluiu o estudo de diagnostico, realizou sete cursos de formação, onde participaram 153 formandos e iniciou a construção da nova infraestrutura. A entidade parceira é a ONG CESAL, a Cáritas Diocesana de Port-au-Prince e a paróquia de Notre Dame de Lourdes.
Também a rede Cáritas mantém o seu compromisso de apoio à reconstrução, proporcionando melhores condições de habitação, promovendo o sustento das famílias, prestando cuidados de saúde e reconstruindo escolas. A ação da Cáritas Portuguesa faz parte deste movimento.
{phocagallery view=category|categoryid=6|limitstart=0|limitcount=0|enableswitch=1}