Editorial Cáritas oferece livro a Bento XVI
D. Rino Passigato, Núcio Apostólico em Portugal, recebeu dois exemplares do livro “Maritain e Bento XVI Sobre a modernidade e o relativismo”. Os dois exemplares, oferecidos pelo autor Diogo Madureira, e por Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa vão agora chegar às mãos do Papa Emérito, Bento XVI e do Papa Francisco.
Uma oportunidade de homenagear estas duas figuras que são centrais na vida e pensamento da Igreja e, ao mesmo tempo, uma oportunidade para a Cáritas em Portugal promover ao mais alto nível aquelas que são as suas preocupações e reflexões. “Ao editar este livro, pretende ajudar a uma melhor interiorização e vivência na prática quotidiana, da reflexão destes de dois pensadores ilustres”. Na carta dirigida a Sua Santidade Bento XVI, a Cáritas sublinha ainda a sua preocupação na conciliação, das «microrrelações» e as «macrorrelações», “visando sempre a construção do bem comum”.
Para Diogo Madureira, autor do livro, esta surpresa, que surgiu na sequência do lançamento oficial do livro, na Universidade Católica, em Lisboa, esta oportunidade de escrever uma dedicatória dirigidas ao Papa Emérito Bento XVI e ao Papa Francisco, foi não só uma emoção, pela imprevisibilidade, mas também um reconhecimento do seu trabalho que é o resultado da sua tese de mestrado.