DAR E RECEBER
“Dar e Receber” é um projeto que a Cáritas Portuguesa abraça em parceria com a ENTREAJUDA e que é o assumir do compromisso de por de pé um trabalho que vem potenciar o trabalho já desenvolvido no campo social por muitas organizações. A atual crise fez de todos nós, países europeus e não só, uma espécie de reféns de mercados financeiros que condicionaram o futuro de muitas famílias, em particular das classes média e baixa.
É sabido que é necessário encontrar novos caminhos que não só nos libertem mas também que nos inspirem e que nos motivem a encontrar alternativas. O projeto DAR e RECEBER que ser isso mesmo. Uma fonte de inspiração, um sinal vindo da sociedade civil que mostra a todos a força da proximidade, da cidadania ativa e da responsabilidade social.
Estre projeto vem estabelecer uma relação direta entre o gesto de DAR e a atitude de RECEBAR. Quebrando barreiras culturais, estigmas sociais e desvanecendo estereótipos. DAR E RECEBER é um local de encontros de vontades e necessidades. É um projeto mobilizador, que vem sobretudo facilitar o trabalho daqueles que já estão no campo de ação.
Por um lado, a ENTREAJUDA com a sua experiência e, mais do que isso, com a sua relação já bem definida com as instituições sociais, nomeadamente no voluntariado e na distribuição de bens, estará empenhada no desenvolvimento da plataforma www.darereceber.pt, assegurando a sua divulgação a nível nacional e local. Por outro lado, a Cáritas que envolve diretamente, neste que é um projeto piloto, 5 Cáritas Diocesanas: Évora, Setúbal, Viseu, Vila Real e Braga.
Para a Cáritas o projeto, enquanto expressão da ação social da Igreja, reveste-se de grande importância. Ainda que se pretenda que tenha, através da plataforma, uma abrangência nacional, ele implica diretamente, os territórios específicos que são alvo de intervenção, e nele pretende-se mobilizar equipas para a animação, acompanhar e dinamizar grupos de voluntários; organizar ações de formação e sensibilização. E, por fim, dinamizar e articular as diversas respostas sociais já existentes.
O projeto DAR e RECEBER, portanto, quer ser instrumento potenciador de desenvolvimento e defendendo e colocar acima de todas as coisas a dignidade de cada pessoa. É um projeto que se dispõe à solidariedade, ao comprometimento, ao serviço.
Depois do lançamento oficial, em lisboa, no dia 30 de abril, o projeto está agora a ser apresentado nas cinco dioceses onde tem intervenção: Évora, Braga, Viseu e Vila Real.
Plataforma DAR E RECEBER