Cáritas Portuguesa apoia o Nepal
No passado dia 25 de abril, a região do Nepal foi atingido por um sismo devastador que causou enorme destruição no país e, principalmente, a perda de milhares de vidas e inúmeros feridos. A rede Cáritas no mundo, através da Cáritas do Nepal, começou desde logo a providenciar abrigo e ajuda aos sobreviventes que se encontram sem qualquer apoio e, em muitos casos, sem abrigo. Foi, também, enviada uma equipa da Caritas Internationalis para efetuar o levantamento das necessidades destacando-se, desde logo, como prioridade, a disponibilização de abrigo, alimentação, água, saneamento, cuidados médicos e uma atenção particular aos mais vulneráveis.
O Diretor da Cáritas do Nepal, Pe. Pius Perumana S.J., a partir da capital Katmandu, relatou os esforços que começaram desde logo a desencadear: “estamos já a efetuar a distribuição de tendas, comida e outros materiais essenciais. A urgência é grande porque já estamos no terceiro dia depois do sismo e o nível de destruição é enorme. Existem muitos edifícios colapsados ou em perigo de cair. E não sabemos se dentro deles se encontram pessoas vivas ou mortas”.
Face a esta situação, a Cáritas Portuguesa decidiu associar-se a esta resposta de emergência e enviou 50.000,00 € para a Cáritas do Nepal. O programa de emergência inicial da Caritas Internationalis está orçamentado em 3 milhões de euros e conta já com o contributo de mais de 30 países.