Obrigada Pe. Dâmaso Lambers!
A Cáritas Portuguesa não poderia deixar de manifesta o seu pesar pelo falecimento do Pe. Dâmaso Lambers. Agradecemos a Deus o testemunho de vida deste homem que veio da Holanda mas que gastou a sua vida ao serviço de muitos portugueses.
Padre das “periferias”, foi na Pastoral das Prisões que a sua ação mais se desatacou. O Pe. Dâmaso ajudou inúmeros homens e mulheres, numa presença sempre constante e atenta a cada individuo, à sua história de vida e ao seu contexto social. Fundador da obra “O Companheiro”, com a ajuda de alguns amigos, deixou à Igreja uma uma instituição que continua a acolher pessoas que estiveram em situação de reclusão.
A sua entrega aos outros valeram-lhe algumas homenagens públicas mas, sobretudo, a homenagem de tantos que se abeiravam dele, até ao fim da vida, a querer agradecer-lhe tudo o que tinha feito por eles.
A Cáritas Portuguesa, com toda a justiça, manifesta, também, desta forma, a sua gratidão pela vida do Pe. Dâmaso entre nós, sobretudo, entre aqueles que se encontram à margem da sociedade, com a certeza de que a sua entrega foi um sinal de fé, esperança e caridade.