A Indonésia foi atingida, pela segunda vez, por um tsunami de grande escala que causou centenas de mortes e feridos. Este último desastre, a 22 de dezembro, causado por um vulcão, surge depois de em setembro de 2018 um terremoto ter também afetado este país que ainda estava a recuerar dos danos causados.
O QUE ACONTECEU?
Um tsunami atingiu a costa do estreito de Sunda, na Indonésia, no sábado, 22 de dezembro, às 21:30, hora local (14:30 GMT). Relatórios até o momento falam de 222 pessoas foram mortas e 843 ficaram feridas. Cerca de 28 pessoas ainda estão desaparecidas. Estes números estão em constante atualização.
Vários especialistas em emergências, da rede internacional Cáritas, já estavam no terreno, a responder ao terremoto e tsunami de setembro em Sulawesi Central, foram agora mobilizados para responder a este novo desastre. Eles estão nas duas dioceses de Bogor e Tajung Karang para avaliar as necessidades imediatas de pessoas vulneráveis, como abrigo, comida e água limpa e segura.
COMO É QUE AS POPULAÇÕES FORAM AFETADAS?
Os últimos números oficiais do tsunami de setembro de 2018 relatam que o número de mortos no desastre é de pelo menos 1.948. Mais de 60 mil pessoas ficaram sem abrigo e 200 mil pessoas precisam ainda de ajuda. A prioridade agora é chegar às comunidades mais afetadas, muitas das quais foram isoladas por deslizamentos de terra e bloqueios de estradas.
As pessoas precisam dos elementos básicos para a sua sobrevivência – água potável e alimentos, tendas de lona para abrigo e cobertores – e, também, de serviços médicos e de saúde. Outro dos bens essenciais nestas circunstâncias é o combustível.
COMO É QUE A AJUDA ESTÁ A CHEGAR A QUEM PRECISA?
Existem vários desafios que é necessário ultrapassar, incluindo estradas que foram bloqueadas por deslizamentos de terra. Recebemos relatos de que os funcionários da Cáritas na Indonésia estão a fazer viagens a pé, onde as estradas estão bloqueadas. As autoridades indonésias estão a trabalhar para limpar as estradas, de modo que as entregas de ajuda possam chegar onde são mais necessárias.
O QUE É QUE A CÁRITAS ESTÁ A FAZER?
Como membro da Caritas International, estamos em coordenação com outras agências católicas para garantir que a nossa resposta seja tão eficiente e eficaz quanto possível. A Caritas Indonésia tem uma rede de funcionários e voluntários em duas dioceses próximas à área afetada – Makassar, no sul de Sulawesi e Manado, no norte de Sulawesi – e estão a trabalhar com os nossos colegas da rede internacional Cáritas, em contato com o governo indonésio e agências da ONU para obter ajuda para aqueles que mais precisam.
COMO É QUE POSSO AJUDAR A POPULAÇÃO DA INDONÉSIA?
Poderá fazer o seu donativo através da conta solidária “Cáritas ajuda as vítimas do tsunami” IBAN PT50 0036 0324 9910 0019 2847 6 (Montepio) a verba angariada destina-se a apoiar as famílias atingidas por esta calamidade.