Justiça Social e Igualdade
A Caritas Europa lançou hoje, 23 de novembro, a sua mais recente publicação “ Social Justice and Equality in Europe – it is possible !”. Esta publicação apresenta a visão da Cáritas em relação aos modelos sociais que proporcionam o bem-estar de todas as pessoas, baseando-se na análise das realidades sociais no terreno e de práticas inovadoras na rede Cáritas.
O documento é resultado de um grupo de trabalho sobre Modelos Sociais Europeus da Cáritas Europa, com o objetivo de analisar a melhor forma de pôr em prática a solidariedade, reduzir eficazmente as desigualdades e erradicar a pobreza. O modelo Cáritas assenta em três pilares: a família como célula vital da sociedade e rede de segurança primária; mercados de trabalho inclusivos, reconhecendo o valor do trabalho e da contribuição das pessoas para a sociedade; e o sistema de proteção social como um mecanismo essencial de solidariedade que garante o bem-estar da sociedade como um todo.
Segundo a Cáritas, estes são três pilares que necessitam de atenção para a adequação dos diversos modelos sociais que existem na Europa na resposta aos desafios económicos, sociais e demográficos.
A publicação analisa cada pilar a partir dos dados oficiais, apresenta histórias de vida de pessoas que vivem situações de pobreza e de exclusão social, reúne exemplos de práticas de projetos da rede Cáritas de diversos países e contém recomendações que podem ajudar a conceber políticas nos três domínios, servindo assim de itinerário com vista à solidariedade e à coesão social.
Existe, também, uma página na internet dedicada a esta publicação em: https://caritascares.eu/.