Construção de creche na Praia Burra, S. Tomé e Príncipe
No âmbito da Operação “10 Milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz” a Cáritas Portuguesa apoiou a construção de uma escola-creche na Praia Burra, em S. Tomé e Príncipe. No final do projecto, o responsável, Pe. Manuel J. Árias M.M.E., escreveu a seguinte carta dando conta da realização do projecto:
Recebam as nossas cordiais saudações de paz e bem, nos Sagrados Corações de Jesus e Maria.
Primeiro que tudo agradecemos a Deus, pelas imensas graças que esta Paróquia do Príncipe recebe todos os dias, de modo especial com a celebração da Santa Missa, que nos une em íntima comunhão com Deus.
De igual modo, agradecemos a doação generosa da CÁRITAS PORTUGUESA, para com esta Paróquia do Príncipe. Muito obrigado por terem tornado real uma escola com estruturas dignas que servirá várias comunidade com muitas carência. Nesta região, são consideráveis as distâncias que os meninos percorrem para irem às escolas, creches e jardins-de-infância; para além da distância não existem transportes.
As famílias da praia Burra, estão muito agradecidas pois na sua comunidade não existia nenhuma estrutura como esta. É a primeira escola-creche que estas famílias estão desfrutando para a educação de seus filhos.
O governo regional comprometeu-se com os educadores que estarão presentes durante todos os períodos da educação anual; eles manifestaram os seus agradecimentos à CÁRITAS PORTUGUESA, por lhes ter dado solução a um dos muitos problemas desta localidade.
Neste mês de Agosto iremos receber a visita de duas extraordinárias educadoras, enviadas pela Paróquia da Ramada (Diocese de Lisboa) Portugal. Com a coordenação do Pe. Arsénio Isidoro e da Dr.ª Cristina Gabriel; elas generosamente realizarão formações adequadas para as pessoas responsáveis das escolas, creche e jardim-de-infância desta ilha.
Nesta creche irão receber formação; (primeiros passos para entrar nas escolas primárias) um total de 40 meninos, 20 pela manhã e 20 pela tarde.
Aos Sábados e Domingos, este lugar será também aproveitado para a catequese dos jovens e para as formações bíblicas dos adultos, em salas e horários diferentes da escola-creche.
Colocámos o nome de S. Pedro e S. Paulo. S. Pedro por ser o Patrono dos pescadores e S. Paulo pelo Ano Paulino que começamos (ANO DE GRAÇAS).
Agradecemos ao Pe. Carlos Russo (Pároco de Alcochete da Diocese de Setúbal), por nos ter motivado para executar este projecto e ao Pe. Daniel Henriques, por tê-lo trazido a esta ilha e coordenar com ele, esta obra social.
Que o Senhor Deus todo-poderoso os continue a abençoar e que Nossa Senhora de Fátima, interceda junto de seu Filho Jesus para que a acção generosa dos homens no mundo, aumente todos os dias e possa tornar-se realidade os sonhos de muitas famílias, especialmente em África.
Com sincera estima e respeito.
Pe. Manuel J. Árias M.M.E.
Pároco de Nª. Sr.ª Conceição
Príncipe – África