Cáritas assinala Fórum Global de Migrações
A Confederação internacional da Caritas espera que o próximo Fórum Global sobre Migrações, que decorre em Manila (Filipinas), a partir desta Segunda-feira até ao dia 30 de Outubro, sirva para que, cada vez mais, os imigrantes o sejam por opção e não por necessidade.
Em comunicado, a Caritas Internationalis afirma que irá pedir aos governos que se concentrem “na protecção dos migrantes”, bem como na promoção do desenvolvimento dos países mais pobres, através do apoio aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, para diminuir as migrações forçadas.
Durante o encontro de Manila, sobre o tema “Dar mais poder aos migrantes no desenvolvimento”, a Caritas sublinhará a necessidade de “dar outras possibilidades, sobretudo às mulheres, para reduzir o número de pessoas obrigadas a abandonar o seu próprio país”.
“As mulheres que procuram trabalho no exterior para poder sustentar as suas famílias e educar os seus filhos são particularmente vulneráveis à exploração, se não forem protegidas”, afirma Martina Liebsch, coordenadora da Caritas Internacional para as migrações, o tráfico humano e as questões de género.
Em 2010, a Caritas organizará uma conferência para analisar os custos sociais das migrações femininas nas relações, nas famílias e na sociedade em geral.
Fonte: Agência Ecclesia