4º Fórum de Gestão da Cáritas Europa
Terminou hoje, em Paris, o 4º Fórum de Gestão da Cáritas Europa. Durante dois dias, os 54 participantes debateram “O papel e a identidade da Cáritas Nacional”.
Na primeira sessão, o Presidente da Cáritas Europa, Erny Gillen, fez uma apresentação sobre a encíclica do Papa Bento XVI Caritas in Veritate e os seus impactos na acção da Cáritas. Para complementar este enquadramento, o Director do Departamento de Estudos e Pesquisa da Cáritas Italiana, Monsenhor Giancarlo Perego, abordou alguns aspectos eclesiais da Tradição e da Doutrina Social da Igreja na identidade e missão da Cáritas, ao nível diocesano, nacional e internacional.
Os trabalhos prosseguiram em torno das seguintes questões: que cooperação devem estabelecer as Cáritas entre si para cumprirem melhor a sua missão? e o que distingue a Cáritas de outras organizações sociais, incluindo as da Igreja? (desafios e perspectivas sobre voluntariado, serviços sociais e motivações).
Outra das sessões foi dedicada ao relacionamento da Cáritas com outras estruturas eclesiais, nomeadamente, com a Conferência Episcopal, as associações de leigos, as ONGs católicas e as congregações religiosas.
O Fórum encerrou com um debate sobre o papel da Cáritas na Europa e no mundo.
A Cáritas Portuguesa esteve representada pelo seu presidente e pelo técnico do Departamento Internacional.