Encontro Nacional “Toda a Prioridade às Crianças”
No dia 29 de Janeiro de 2011, realizou-se o Encontro Nacional “Prioridade às Crianças” em Fátima, na sala de congressos no Hotel Cinquentenário. Estiveram presentes cerca de 250 pessoas de diversas dioceses, representando Instituições de Norte a Sul do Continente e da Ilha Terceira, abrangendo diferentes áreas de intervenção. Entre outros, estiveram presentes representantes de CPCJ, Câmaras Municipais, Universidades, Centros de Saúde, Segurança Social, grupos de Cáritas e grupos Paroquiais.
Com este encontro conseguiu-se reunir as forças vivas de todas as áreas de intervenção, criando uma teia ainda mais forte e complexa, que de certo vai criar condições de protecção às crianças em risco e em perigo.
Ficam deste Encontro, como ideias principais os seguintes alertas e desafios:
– Formar consciências nas comunidades cristãs para defender e proteger os direitos de cada criança. Tal tarefa passa, essencialmente, por identificar os quadros de pobreza, exclusão e maus-tratos que afectam as crianças,
– Frente a esta crise de escassez alimentar, falta de condições habitacionais e o enfraquecimento da auto-estima, têm consequências cognitivas no crescimento das crianças, gerando dificuldades formativas e impedindo a quebra do ciclo de pobreza,
– Há necessidade de que todas as comunidades e dioceses estejam envolvidas neste projecto “Prioridade às Crianças”, para o que urge encontrar um responsável em cada paróquia que funcione como antena e identifique os problemas que possam existir com as crianças.
Também tivemos a oportunidade de conhecer como este projecto funciona na prática, com a apresentação de 3 dioceses em que o mesmo já está activo no terreno: Castelo Branco/Portalegre, Porto e Setúbal.