Presidente da Cáritas Portuguesa envia mensagem de felicitações à presidente da Cáritas Diocesana de Beja
Ex.ma Senhora Presidente da Cáritas Diocesana de Beja,
Ao ter conhecimento da atribuição da medalha de honra do município de Beja à Cáritas Diocesana de Beja, venho expressar o regozijo da Cáritas Portuguesa,
Interpretando, de certo, o sentir de todas as Cáritas Diocesanas do país, por esta tão merecida distinção.
A motivação que impele todos e todas que colaboram nos diferentes serviços da Igreja, de modo especial, os que têm como principais fundamentos a defesa da justiça e a prática da caridade, não se baseia em reconhecimentos deste género, mas só no imperativo de estabelecer desde já, neste mundo, o Reino de Deus, construindo mais fraternidade. A aceitação destas distinções são, contudo, incentivo humano e servem para evidenciar o esforço de cidadãos e cidadãs, a titulo individual e institucional, em tornar a sociedade um lugar para toda a gente sem exclusões de qualquer tipo. Por outro lado, é um alerta para a necessidade de manter viva a atenção por determinados sectores ainda em situação de desfavorecimento.
A Cáritas Diocesana de Beja tem sabido estar atenta e responder, com audácia e coragem, aos desafios de cada tempo, facilitando a missão da Igreja de levar a Boa Notícia do Reino a toda a gente.
Que esta distinção do Município de Beja seja mais um incentivo, apesar dos enormes desafios que tem pela frente, para que possam intensificar a vossa acção pelo bem comum.
Na sua pessoa, felicito todos os colaboradores e colaboradoras da Cáritas Diocesana de Beja a quem deixo o preito da minha estima e admiração.
Eugénio Fonseca
Presidente da Cáritas Portuguesa