PCAAC 2011 – Cáritas distribui cabazes alimentares
De 02 a 05 de Agosto, a Caritas Diocesana do Porto vai distribuir cerca de 20 toneladas de produtos alimentares, que têm como propósito a ajuda directa a 312 famílias, num total de 838 pessoas. De referir que o número de agregados familiares apoiados, quase triplica em relação ao ano 2010.
Os géneros alimentares provêm da União Europeia, mais especificamente do seu Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados – PCAAC.
Os cabazes alimentares são constituídos por 20 produtos distintos, dos quais destacamos: o arroz, as massas, a farinha, o leite, as bolachas, os cereais, o queijo e a manteiga. A constituição de cada cabaz tem por base o número de elementos de cada agregado familiar e também as suas idades.
É ainda de salientar que, para além dos 312 agregados familiares apoiados pelo PCAAC, a Caritas do Porto continuará a apoiar mais de 200 famílias, com a distribuição de cabazes mensais, compostos por produtos equiparados aos que integram o referido Programa Comunitário, totalmente a expensas da nossa Instituição. Todos os cabazes, serão ainda complementados com os chamados produtos frescos: frutas, legumes e iogurtes (de acordo com os donativos recebidos).
Nesta primeira fase da operação de distribuição dos cabazes alimentares (já que eu Outubro distribuição similar acontecerá), só é possível graças à colaboração de um grande número de Voluntários/as, nos quais se incluem para além dos/as nossos/as Voluntários/as regulares, três grandes reforços: os/as 15 Formandos/as da nossa primeira acção de formação financiada pelo POPH; um grupo de jovens, que habitualmente colaboram com a Caritas do Porto e Associação de Pais do Externato das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.
Todos estes/as Voluntários/as colaborarão na descarga e recepção dos produtos alimentares, na preparação dos cabazes e na sua posterior distribuição.
Uma vez que as instalações da Caritas Diocesana do Porto não comportam um volume de mercadorias da dimensão já referida, e que, por isso mesmo, a operação de distribuição dos cabazes seria uma tarefa muito complicada, não podemos deixar de destacar a preciosa ajuda da CIAGEST – SOARES DA COSTA – SGPS, pela cedência gratuita de um armazém com uma área de cerca de 370m2, situado nas suas instalações da Praça do Campo 24 de Agosto, com óptimas condições de armazenamento e de acessibilidades.