Semana Nacional Cáritas
25 fevereiro a 3 de março
É uma iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal e que acontece todos os anos na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no 3º domingo da Quaresma, este ano no dia 3 de março. É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos.
Entre as atividades o destaque para o Peditório Público Nacional. Entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março, uma onda de voluntários e amigos da rede Cáritas espalha-se por todo o país apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade. Mas, seja na rua ou em formato online, todas as todos podem ajudar a reforçar a ação da Cáritas no combate à pobreza e exclusão social.
Mensagem para a Semana Cáritas
Cáritas, o Amor que transforma
As guerras e conflitos em diversos países, os milhares migrantes de pessoas em busca de melhor vida, as famílias sem rendimentos suficientes, os pobres sem abrigo, as instituições sociais em permanente preocupação pela sua viabilidade, a instabilidade social política. É a realidade preocupante que nos desafia a todos.
A ‘Semana Cáritas’ é uma oportunidade para valorizar e partilhar o dom que nos move na atenção à realidade humana no contexto de um tempo aconselhado para a revisão de vida e de caminho para a Páscoa. O Amor-Cáritas é o dinamismo espiritual que nos faz sair de nós mesmos e interessarmo-nos pelos nossos semelhantes.
O Amor-Cáritas não é uma filantropia. É o amor que brota de Deus e transforma a pessoa humana iluminando-a com a graça de poder olhar a todos a partir do coração de Deus. É um fogo permanente em que os gestos e as dádivas são sinais dessa mesma realidade invisível que nos anima e impele a agir identificados com Jesus, correspondendo ao cuidado pelos nossos semelhantes.
Esta semana é também uma oportunidade para valorizar e agradecer o testemunho de todos os que trabalham como voluntários e/ou profissionais na rede Cáritas em Portugal, e que realizam parte da missão da Igreja na ação social.
Saúdo e agradeço a todas pessoas de boa vontade que colaboram com a rede Cáritas com algum apoio ou donativo, permitindo assim a promoção do bem comum e da solidariedade.
D. José Traquina, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana
(Texto integral: Dia Cáritas | III Domingo da Quaresma)