Cáritas Ajuda o Povo do Peru 2007
No dia 15 de Agosto de 2007, pelas 18:40 (hora local), um violento sismo atingiu várias cidades e aldeias do Peru. O sismo, e as inúmeras réplicas, destruíram muitas habitações e infra-estruturas públicas nas três regiões afectadas: Lima, Ica e Huancavelica. Na província de Pisco, região de Ica, 85% das habitações ruíram ou ficaram inabitáveis. A infra-estrutura educativa, de saúde e os templos católicos foram afectados em 80%. O sistema viário, de abastecimento de água e o saneamento sofreram danos elevados.
De acordo com o Instituto Nacional de Defesa Civil do Peru (INDECI) 519 pessoas morreram e 431.813 foram afectadas.
Os voluntários da Cáritas do Peru, através da rede diocesana e dos agentes pastorais, atenderam mais de 55.000 famílias, durante a fase da emergência, com alimentos, água, abrigo temporário, vestuário, apoio psico-social e cuidados de saúde.
Durante a fase de reabilitação foram construídas 1010 habitações, foram construídas/reabilitadas 27 infra-estruturas educativas, e foram realizadas actividades de desenvolvimento económico, de promoção da saúde, de abastecimento de água, de reforço da rede de saneamento e de protecção do meio ambiente. Todas as actividades tiveram a preocupação de reforçar institucionalmente os parceiros locais.
Os projecto do programa de emergência e reabilitação, implementados pela Cáritas do Peru e apoiados principalmente pela rede mundial da Cáritas, obtiveram um reconhecimento especial por parte das entidades governativas Peruanas. Em Maio de 2008, o Presidente da Cáritas Internationalis, Cardeal Óscar Rodriguez Maradiaga, recebeu, em nome da confederação, o prémio “El Sol del Peru”.
A Cáritas Portuguesa através da campanha “Cáritas Ajuda o Povo do Peru” contribui activamente para os resultados alcançado em favor das pessoas mais afectadas. A campanha de recolha de donativos, que contou com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa e da Rádio Renascença, decorreu entre 20 de Agosto e 31 de Outubro de 2007, e angariou 72.728,53 €.
A Cáritas Portuguesa apoiou as actividades de emergência, nomeadamente as de distribuição alimentar, com 10.000,00 €, através da Arquidiocese de Lima.
Durante a fase de reabilitação, foram apoiados mais dois projectos na região de Ica: a reparação do Centro Educativo Inicial nº 30 de Carmen, distrito de São João Baptista, e a construção de seis habitações em São Clemente, província de Pisco.
Em Abril de 2009, o Presidente da Cáritas Portuguesa visitou a Cáritas do Peru e, em Abril de 2010, ambos os projectos ficaram concluídos.
O Centro Educativo nº 30 acolhe 72 crianças dos 3 aos 5 anos.
As seis habitações, beneficiaram 30 pessoas de seis famílias .
A Cáritas Portuguesa agardece a todos os que contribuiram para a realização desta acção.