Cáritas Internationalis exige a abertura de corredor humanitário no Líbano
A Confederação Internacional da Cáritas exigiu a criação de corredores humanitários para chegar junto dos civis atingidos pelos combates no Norte do Líbano, sobretudo junto do campo de refugiados palestinianos de Nahr al-Bared, onde se encontram, neste momento, 40 mil pessoas.
Os confrontos, iniciados no Domingo no campo de Nahr Al Bared, são os piores, desde o fim da guerra civil no país (1975-90). Pelo menos 22 militantes, 32 soldados e 27 civis foram mortos nos combates entre o exército libanês e militantes islâmicos do grupo sunita Fatah al-Islam, que ocorreram também na cidade portuária de Trípoli.
A Cáritas Iternationalis lançou um apelo para que ambas as partes respeitem as normas humanitárias internacionais, salvaguardando a segurança dos civis. A organização católica indica que estes estão a ser atingidos pelos combates nos campos, os quais estão isolados do mundo exterior.
A directora da unidade de emergência da Cáritas libanesa, Najla Chahda, declarou que “só a abertura de um corredor humanitário permitirá aferir das necessidades das populações apanhadas no meio dos combates, sendo impossível, neste momento, fazer um levantamento das necessidades devido à situação que se vive na zona, mas prevê que seja preciso levar alimentos, bem como ajuda médica aos feridos”.
Fonte: Agência Ecclesia