Caritas renova compromisso pela paz e contra a pobreza
Um compromisso renovado pela paz e contra a pobreza foi assumido pelos participantes na Assembleia Geral da Confederação Internacional da Cáritas, que reuniu representantes de 162 organizações.
A iniciativa decorreu de 3 a 9 de Junho, sob o lema “Testemunhas da caridade, construtores da paz”, tendo incluído um encontro com o Papa, no qual Bento XVI agradeceu o esforço da Cáritas em todo o mundo.
No comunicado final, os participantes falam da necessidade de criar não só um “caminho”, mas uma “auto-estrada para a solidariedade”.
“A Cáritas irá colocar a assistência humanitária, o desenvolvimento humano integral e a construção da paz duradoura no coração do seu projecto”, refere o documento. Situações de crise merecerão especial destaque, como são os casos do Darfur, Iraque, Colômbia, Uganda, Sri Lanka ou República Democrática do Congo. A Caritas Internationalis lembra que uma criança morre a cada três segundos e que mais de 3 mil milhões de pessoas vivem com menos de dois dólares por dia. No 40.º aniversário da Guerra dos Seis Dias, a Cáritas renovou o seu apelo pelo “fim da ocupação e de todas as formas de violência”. Durante a Assembleia Geral foi eleito como novo presidente da Caritas Internationalis o Cardeal Oscar Maradiaga. Lesley-Anne Knigth é a nova secretária-geral, tornando-se a primeira mulher a ocupar este cargo.
Fonte: Rádio Vaticano