Microcrédito em Portugal criou 745 empregos em oito anos
A Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) já concedeu 640 empréstimos que resultaram na criação de 745 empregos, desde que foi criada em 1999, de acordo com dados divulgados no seu site oficial.
Foram atribuídos 2.794.573 euros de microcrédito e reunidos 115.717 euros no «fundo de garantia» de acordo com dados acumulados, num total de 320 associados da ANDC.
Os montantes atribuídos pelas ANDC variam entre mil e os 5 mil euros, sendo que na Europa os valores variam entre os 500 euros e os 10 mil euros.
A ANDC tem como objectivo conseguir que as pessoas que não têm crédito junto da banca, mas que querem desenvolver uma actividade económica concreta para a qual reúnem condições e capacidades pessoais, possam vir a contrair empréstimos para esse fim junto dos bancos.
O balanço surge no dia em que está em Lisboa Muhammad Yunus , que recebeu o Prémio Nobel da Paz 2006, para dar uma conferência sobre o microcrédito como contributo para a paz. Criador do Banco Gramen, conhecido como o Banco dos Pobres no Bangladesh.
Fonte: Agência Financeira