República Dominicana: Cáritas presta ajuda a 60.000 vítimas do furacão «Noel»
A Cáritas nacional da República Dominicana activou um plano urgente de emergência para socorrer milhares de vítimas da tempestade tropical «Noel», que causou a perda de dezenas de vidas humanas e muitos danos materiais na sua passagem pela ilha de La Española.
Segundo dados fornecidos pela Cáritas Dominicana, mais de 25.000 pessoas foram deslocadas, em consequência do furacão, estando cerca de 6.000 alojadas em albergues temporários. Desta forma, calcula-se que aproximadamente 6.300 casas ficaram seriamente afectadas pelos efeitos da tempestade.
As equipas diocesanas e paroquiais da Cáritas Dominicana, activaram imediatamente acções de resposta a esta emergência nas áreas mais afectadas pelo «Noel». Neste momento, a rede local da Cáritas está a prestar ajuda às vítimas em diversas áreas da arquidiocese de Santo Domingo e, ainda, nas dioceses de Bani, Barahona, San Francisco de Macorís, La Vega, San Juan de la Maguana e Mao.
O plano de emergência levado a cabo pela Cáritas Dominicana contempla a distribuição de ajuda de emergência a uma população de 60.000 afectados. Estão a ser distribuídos produtos de primeira necessidade aos desalojados, tais como água potável, alimentos perecíveis, utensílios de cozinha, colchões, roupa de cama e almofadas.
A Cáritas Espanhola, que desenvolve há décadas um intenso programa de cooperação fraterna na ilha de La Española, já colocou à disposição da Cáritas Dominicana uma ajuda inicial de 200.000 euros, procedente dos seus fundos especiais de emergência.
Também, a Câmara de Madrid, comunicou à Cáritas Espanhola a sua intenção de doar 100.000 euros para apoiar os trabalhos de ajuda que a rede Cáritas está a realizar na República Dominicana.
Fonte: Agência Zenit