Campanha Renascença/Cáritas – Ajuda Portugal (2005)
Nos últimos anos, os incêndios florestais de grande dimensão, em Portugal continental, levaram a sociedade e as Instituições Públicas e Privadas a reflexões profundas sobre o modelo de auxílio às populações e quais as formas de o tornam mais rápido e adequado às necessidades.
Muitas destas reflexões tiveram grande desenvolvimento depois dos grandes incêndios de 2003, em sede de debates públicos e em trabalhos de investigação e desenvolvimento. Por outro lado, muitas destas reflexões levaram, depois da época de 2003, a modificações na organização do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios que, após a época de 2005, é de novo alterado, procurando responder às diversas dificuldades encontradas.
Para auxílio às vítimas foi reaberta, a nível nacional, e em parceria com a Rádio Renascença, a Campanha de recolha de fundos. Esta teve início a 10 de Agosto de 2005 e terminou em 31 de Outubro de 2005, tendo sido angariados donativos no valor de 262.387,79 €, a juntar ao remanescente da Campanha efectuada em 2003.