A Cáritas peregrinou a Fátima
“Na Diversidade. Peregrinos da Verdade” – foi sob este lema que mais de um milhar de colaboradores e utilizadores dos diferentes serviços de 12 Cáritas diocesanas peregrinaram, no dia 21 de Setembro ao Santuário de Fátima.
Participaram na Recitação do Terço, na Capelinha, tendo as meditações de cada um dos mistérios sido preparadas e apresentadas pela Cáritas. Tomaram parte, também, na eucaristia celebrada no altar do recinto e presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima.
Na homilia, D. António Marto, agradeceu a todos os que, em nome da Igreja, servem os pobres através das múltiplas tarefas que desempenha na Cáritas a nível paroquial, diocesano e nacional. A própósito da passagem do Evangelho proclamado, incentivou todos os cristãos a trabalharem, activamente, na “vinha do Senhor” que é o mundo e, em particular, a sociedade em que cada indivíduo está integrado. Concretizou mesmo como fazê-lo: 1.º que cada cristão seja cidadão, em pleno, guiado pelo evangelho; 2.º que contribua para a construção de uma “ordem nova, ou seja de um mundo mais justo; 3.º que se disponibilize para o serviço do amor, pois é a falta dele a maior necessidade do nosso tempo.
Da parte da tarde, os peregrinos encontraram-se no Centro Paulo VI para assistir a breves apresentações do trabalho realizado pelas Cáritas das Dioceses de Viseu, Guarda, Évora e Porto. O encontro terminou com a actuação do grupo musical “Kyrios”. »