Caritas Internationalis
A Caritas Internationalis é uma confederação de 162 organizações Cáritas que trabalham em mais de 200 países e territórios. É a segunda maior rede humanitária do mundo, profundamente enraizada na sociedade pois está presente na paróquia (local), na diocese, ao nível nacional, regional e mundial. A sua inspiração brota do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e das experiências vividas pelos pobres e excluídos. Os valores que a guiam são: a dignidade da pessoa humana, a opção preferencial pelos pobres, o destino universal dos bens, a solidariedade e a subsidiariedade.
Cáritas organização da Igreja Católica
Nos finais do século XIX apareceram várias organizações denominadas Cáritas com o objectivo de acompanhar as “novas situações de pobreza” resultantes da revolução industrial. Nos anos seguintes, mais organizações surgiram no mundo e, por sugestão do Arcebispo Montini, mais tarde Papa Paulo VI, estas organizações juntaram-se numa Confederação internacional, hoje Caritas Internationalis.
Em 2004, o Papa João Paulo II concedeu, à Caritas Internationalis, Personalidade Jurídica Canónica Pública através da carta “Durante l’ultima cena”, que além de confirmar os seus estatutos e regulamento, tornou mais sólido o seu vínculo à Santa Sé, estando o Santo Padre responsável por algumas decisões de particular relevância. A acção da Caritas Internationalis é acompanhada pelo Conselho Pontifício “Cor Unum”.
Quem dirige a Confederação
Presidente
Luis Antonio Gokim Tagle
O Cardeal Tagle foi eleito o novo presidente da Caritas Internationalis na vigésima Assembleia Geral da confederação,em Roma.