FORCIM promove Audição pública sobre migrações
O FORCIM – Fórum de Organizações Católicas para Imigração promove uma Audição Pública sobre as migrações no contexto socioeconómico actual, a realizar no dia 6 de Junho, no Auditório do Colégio de S. João de Brito, no Lumiar-Lisboa, com início às 10.00 horas.
O objectivo desta audição é escutar diferentes sensibilidades: emigrantes, imigrantes, autóctones, representantes de algumas instituições fundamentais para o processo de acolhimento e integração, a fim de conhecer, provocar diálogo, levantar questões e quem sabe encontrar algumas respostas. Preocupa-nos o modo como a crise está a afectar os migrantes; nomeadamente as tensões sociais, habitação, (des) emprego, educação. Interessa-nos desmontar estereótipos, tabus e mitos que promovem a discriminação, exclusão, xenofobias e racismos.
Acreditamos que a Emigração e a Imigração são duas faces de uma mesma moeda, que deverão dar-se mais a conhecer, pois têm muito a aprender uma com a outra e, muitas vezes, o cidadão comum não tem essa perspectiva.
Constituição do FORCIM – Capelania da Comunidade dos Africanos, Capelania da Comunidade Brasileira, Caritas Portuguesas, CEPAC – Centro Padre Alves Correia, Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Justiça e Paz dos Religiosos, Coordenação Nacional dos Imigrantes Ucranianos, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Liga Operária Católica/ Movimento de Trabalhadores Cristãos, Rede Hispano Lusa de Mulheres Vítimas de Tráfico, Serviço Jesuíta aos Refugiados, Obra Católica Portuguesa de Migrações.