Presidente da Cáritas Internationalis apela a liderança global mais forte para se fazer face à crise económica mundial
Presente no encerramento da Convenção Nacional da Cáritas Italiana, D. Oscar Maradiaga, pediu uma mais forte liderança, a nível global, para que seja assumida, de facto, a responsabilidade moral de ajuda aos mais pobres, particularmente, nestes tempos difíceis que o mundo atravessa.
O Presidente da Caritas Internationalis, Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, pediu uma mais forte liderança, a nível global, para que seja assumida, de facto, a responsabilidade moral de ajuda aos mais pobres, particularmente, nestes tempos difíceis que o mundo atravessa.
Falando no encerramento da convenção nacional da Caritas Italiana, o Cardeal Maradiaga, destacou a necessidade de serem tomadas medidas sobre a crise económica, a pobreza e as alterações climáticas.
“Num mundo, profundamente dividido entre ricos e pobres, norte e sul, nós e eles, precisamos, agora, mais do que nunca, de valores comuns e de uma ética global que nos una numa verdadeira comunidade humana, afirmou o Cardeal, acrescentando que a ajuda humanitária deverá ser usada com sabedoria, advertindo, ao mesmo tempo, que África está a ser duramente atingida pela recessão mundial, sendo necessário implementar uma “revolução verde” para reforçar a sua segurança alimentar.
“A ajuda ao desenvolvimento deverá ter objectivos precisos que permitam, a longo prazo, o crecimento económico, a governabilidade e o desenvolvimentohumano sustentável, bem como permitir uma rápida e eficaz resposta em situações de catástrofe ou de conflitos armados”, afimou D. Oscar Maradiaga, dirigindo-se aos representantes das Caritas Diocesanas de Itália, presentes nesta convenção,durante a qual reflectiram sobre medidas a tomar para ajudar a combater a actual crise económica mundial.
Fonte: Caritas Internationalis