Conferência Regional da Cáritas Europa
Iniciou-se ontem, dia 1 de Junho, em El Escorial, Espanha, a Conferência Regional da Cáritas Europa na qual serão eleitos os novos corpos sociais para o quinquénio 2010-2015. Os candidatos a Presidente, a membros da Direcção Executiva e Secretário-Geral apresentaram os suas motivações aos delegados das 33 Cáritas Nacionais representadas. As sessões estatutárias desta Assembleia Magna irão decorrer até ao dia 3 de Junho, realizando-se, no dia 4 e 5, o Congresso sobre Pobreza da Cáritas Europa.
Na sessão de abertura, o Presidente da Caritas Internatinalis, Cardeal Óscar Rodriguez Maradiaga saudou os participantes e lembrou o generoso contributo que esta região está a partilhar com os irmãos haitianos, vítimas de um sismo no início do ano. Saudou com entusiasmo as Cáritas europeias que visitou desde 2007, ano em que se tornou Presidente, particularmente a experiência em Portugal, no ano passado.
O Presidente da Caritas Internationalis lamentou que em momento de crise os primeiros fundos a serem reduzidos são os que se destinam ao apoio ao desenvolvimento, beneficiando milhões de pessoas pelo mundo inteiro, prova da solidariedade e compromisso dos governantes para tornar o mundo mais justo.
O Pe. Erny Gillen, Presidente cessante da Cáritas Europa e único candidato ao novo mandato, enunciou os principais desafios que se colocam às Cáritas a curto e longo prazo. A política social, as migrações, a ajuda humanitária, a cooperação para o desenvolvimento e o fortalecimento da rede Cáritas continuarão a ser os principais eixos da acção da Cáritas Europa.
Jorge Nuño Mayer, Secretário-Geral nomeado, apresentou as razões que o levaram a concorrer ao cargo e apelou ao voto de confiança dos delegados na sua futura condução da equipa do Secretariado.
Por fim, o Presidente da Cáritas Espanhola, Rafael del Rio Sandino, na sua mensagem de saudação, lembrou o percurso da Cáritas Espanhola desde o seu início até aos nossos dias e terminou a sua intervenção com um apelo às Cáritas presentes para levantarem a voz neste momento de dificuldade que todos atravessamos.
A Cáritas Portuguesa participa na Conferência Regional com uma delegação composta pelo Presidente, Prof. Eugénio Fonseca, o Assistente Religioso, Pe. José Manuel Pereira de Almeida, e o técnico do Departamento Internacional, João Pereira.