Visita de Bento XVI a Portugal
Comunicado da Cáritas Portuguesa
A Cáritas Portuguesa vive com entusiasmo e expectativa a presença em Portugal de Sua Santidade o Papa Bento XVI.
O realismo das sociedades contemporâneas e a profundidade do pensamento teológico de Bento XVI determinaram como prioridades do actual Pontificado propostas enviadas a mulheres e homens de boa vontade no âmbito do exercício da caridade, da fundamentação da esperança e da construção da justiça.
Terá sido esse o objectivo da publicação das três Encíclicas de Bento XVI, sólidos fundamentos e manancial inspirador para todos, nomeadamente para os que optam prioritariamente pela atenção ao outro, ao que está à margem, ao só, ao pobre.
A falência de sistemas políticos e depois de modelos económicos e de desenvolvimento deitaram por terra infundados sonhos alimentados ao longo das últimas décadas. Como em todos os momentos da história e na autêntica tradição evangélica, o Papa sugere objectivos sustentados e meios para os atingir que não incluem o sacrifício de nenhuma outra pessoa ou instituição. Esperamos que os repita em Portugal, alimentando uma esperança sustentada na sabedoria e na missão de todos.
A presença do Papa em Portugal será um contributo para a renovação social, para a construção da justiça e da paz.
Trata-se de uma oportunidade. O Papa quis estar connosco. Tenhamos a humildade de querer estar com ele. Para o ouvir, apoiar e, juntos, caminhar na esperança.
O Presidente da Cáritas Portuguesa
Eugénio José da Cruz Fonseca
Bento XVI enviou hoje desde o Vaticano uma saudação ao “querido povo de Portugal”, confessando-se “muito feliz” por poder visitar o nosso país, de 11 a 14 de Maio.
“A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto”, disse o Papa, em português, durante a audiência semanal das Quartas-feiras.
Bento XVI será o terceiro Papa a visitar o nosso país, depois de Paulo VI em 1967 e João Paulo II, em 1982, 1991 e 2000 – além de uma escala técnica no Aeroporto de Lisboa (2 de Março de 1983), a caminho da América Central. da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto”, afirmou.
Segundo Bento XVI, Portugal é um “país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma”.
“Para lá partirei na próxima Terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa”, anunciou aos fiéis
“Sinto-me muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário reunidos na Praça de São Pedro.
Fonte: Agência Ecclesia
A Cáritas Portuguesa no site da Cáritas Internationalis a propósito da visita do Papa a Portugal
Discurso de Bento XVI às Instituições da Pastoral Social
Documentos sobre Bento XVI no âmbito da Pastoral Social
Bento XVI em Portugal com preocupações sociais
Bento XVI e a Pastoral Social
A visita do Papa a Portugal passo a passo
https://www.bentoxviportugal.pt
https://www.agencia.ecclesia.pt