Actualização de 18 de Janeiro
O CRS/Caritas EUA e a Cáritas Haiti estão a distribuir alimentos e água por vários pontos da capital Haitiana. Karel Zelenka, colaborador da Cáritas, disse que “Felizmente os nossos armazéns em Port-au-Prince não foram afectados e tivemos a possibilidade de distribuir água e alimentos imediatamente. Estamos a trazer mais alimentos do nosso armazém de Les Cayes e, através dos reforços que estão previstos chegar nos próximos dias, temos a intenção de apoiar 50 000 pessoas.”
A Cáritas está a preparar kit’s de sobrevivência para distribuir à população compostos por: sumos, enlatados, barras nutricionais, fruta enlatada, bolachas, depósitos de água, comprimidos purificadores de água, kit’s de higiene, fogões portáteis e plásticos.A Equipa da Cáritas Internationalis que está no terreno visitou os arredores da capital e verificou que em várias aldeias foram totalmente destruídas.Na vizinha Republica Dominicana, 5 camiões da Cáritas, contendo bens essenciais, aguardam autorização para se deslocar para o Haiti e abastecer os pontos de distribuição já definidos.
O edifício sede da Cáritas do Haiti foi afectado mas não ruiu estando os colaboradores a dormir na rua, num acampamento improvisado, até que esteja assegurada a integridade da estrutura.
{morfeo 9}
Acompanhe a resposta da Cártas aqui ou partilhe a sua oração aqui.
Se pretende organizar uma actividade, particular ou colectiva, leia primeiro esta notícia do jornal Público ou esta do jornal i.