Cáritas Portuguesa chega a Batticaloa
Cáritas Portuguesa chega a Batticaloa e é recebida pelo Bispo Diocesano, D. Kingsley Swampilcai e pelo Pe. Sritharan Sylvestre, Director da EHEB – Cáritas Diocesana de Batticaloa.
Foi com um “Muito Obrigado”, que o Bispo da Diocese de Batticaloa, D. Kingsley Swampilcai se dirigiu a Eugénio Fonseca no encerramento deste dia de trabalho. A delegação da Cáritas deixou a capital Colombo e rumou a Batticaloa, na costa Este do Sri Lanka, uma das regiões mais afectadas pelo tsunami.
O responsável diocesano da Cáritas, Pe. Sritharan Sylvestre, expressou o seu contentamento por esta visita e deixou uma mensagem de agradecimento a todos os portugueses que solidariamente confiram na acção da rede Cáritas para implementar um importante programa de desenvolvimento humano.
A longa viagem entre Colombo e Batticaloa teve uma paragem especial, o Santuário de Santo António em Wahakote. Dom Leonardo, um dos mais antigos católicos da comunidade, contou como cinco portugueses fundaram esta comunidade católica a partir de uma imagem de Santo António trazida de Lisboa. Mais tarde, os descendentes destes cinco Portugueses, juntamente com o Pe. José Vaz, missionário oriundo de Goa, conseguiram reconhecimento oficial do rei de Kandi, soberano da região no século XVIII. Actualmente, o Santuário tem estatuto nacional e acolhe, anualmente, a peregrinação de Santo António no fim-de-semana posterior ao dia 13 de Junho.