Encontro Nacional de Assistentes Religiosos das Cáritas Diocesanas
Os temas escolhidos para debate neste encontro, estão relacionados com o discurso de Bento XVI no Encontro com os Agentes da Pastoral Social, ocorrido, no dia 13 de Maio, em Fátima e serão pretexto para se descobrirem formas de responder a dois dos apelos deixados pelo Santo Padre.
Da Agenda do Encontro destacam-se os seguintes pontos:
10h00 – Palavras de Acolhimento pelo Pe. Dr. José Manuel Pereira de Almeida, Assistente Religioso da Cáritas Portuguesa, seguindo-se a Oração Intermédia
10h30 – I.º tema: Como poderão as instituições da Igreja, unidas a todas as organizações não eclesiais, melhorarem as suas capacidades e orientações para uma nova e grandiosa dinâmica que conduza à «civilização do amor»? Após uma introdução a cargo do Pe. Lino Maia, Assistente Religioso da Cáritas Diocesana do Porto e Presidente da CNIS, seguir-se-á a reflexão conjunta.
12h30 – Celebração da Eucaristia
14h30 – 2.º tema: A atracção de novos agentes leigos (formar uma nova geração de líderes servidores) para a Pastoral Social merecerá, certamente, especial cuidado dos pastores, atentos ao futuro. Como fazer para que tal aconteça?A animação deste ponto da Agenda de Trabalhos ficará ao cuidado de D. Carlos Azevedo.
16h30 – Encerramento com a aprovação das principais conclusões e a intervenção final do Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social.