Banco de Ideias
“Integrar os cidadãos seniores a partir da sua experiência de vida e dos seus conhecimentos profissionais.” O grupo de trabalho da Cáritas Portuguesa para pensar o Envelhecimento Ativo apresentou ontem as suas principais linhas de ação.
Este grupo, coordenado por Maria do Rosário Carneiro desafia a sociedade portuguesa a repensar o seu entendimento daquilo que é Envelhecimento Ativo. “Mais do que promover algumas iniciativas que têm início e fim e que promovem um envelhecimento ativo superficial queremos dar um contributo efetivo para uma mudança de mentalidade” explica Maria do Rosário Carneiro.
Este grupo tem já disponível um Banco de Ideias onde se pede a contribuição de todos. Pretende-se com isto chegar o mais perto possível das necessidades para que as propostas apresentadas seja realmente uma resposta a necessidades reais. A partir deste Banco de Ideias surgiu já uma proposta que está em desenvolvimento e que se prende com a criação de uma Rede de Competências, ou seja, uma rede que pretende facilitar cidadãos que procuram trabalho a entrar mais facilmente em contacto com empregadores que procuram competências específicas.
Para conhecer mais sobre este grupo e o seu trabalho: Cáritas que repensar envelhecimento ativo