Cáritas de Leiria-Fátima acompanha incêndio em Ourém
A diocese de Leiria-Fátima acompanha de perto o desenvolvimentodo incêndio que afeta a esta altura várias paroquias da vigararia de Ourém. D. António Marto, bispo da Diocese divulgou ontem um nota pastoral onde dá nota disso mesmo: “Sinto e sigo com preocupação esta calamidade e quero expressar, desde já, a minha solidariedade e comunhão espiritual com todos aqueles que sofrem, de forma direta ou indireta, as suas mais terríveis consequências.”
Este incêndio que teve o primeiro alerta no passado Domingo tem já a lamentar a perda de uma vida. Um homem que segundo os bombeiros terá morrido na tentativa de salvar os seus bens. Júlio Martins, presidente da Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima, acompanha esta situação tendo já contactado diretamente o presidente da autarquia para juntos poderem articular as necessárias medidas de apoio à população.
Também isso é referido por D. António Marto na sua nota pastoral manifestando ao presidente da Câmara Municipal “toda a disponibilidade para colaborar no apoio às vítimas, respondendo às necessidades imediatas da população local e à procura de soluções para, dentro do possível, recuperarem das perdas sofridas.”
Esta disponibilidade da diocese estende-se a todos os “párocos e as estruturas e serviços sociais das paróquias afetadas, para que, dentro das suas possibilidades, acolham e ajudem os seus paroquianos a superar este flagelo. Faço um apelo do coração a todas as paróquias da Diocese, sobretudo às vizinhas, para que estabeleçam uma rede de solidariedade que torne este serviço mais amplo e eficaz”.