Voluntários da Cáritas do Funchal no apoio à população
A Cáritas está a coordenar os muitos voluntários que se disponibilizaram para ajudar a partir do quartel do Regimento de Guarnição 3 (RG3), a pedido da Segurança Social e onde estão já várias pessoas desalojadas de suas casas. Em conversa telefónica com o presidente da Cáritas do Funchal estão neste momento alojadas no RG3 cerca de 70 pessoas vindos, principalmente, do Concelho de Santa Cruz. São na sua maioria famílias com idosos e crianças que aguardam agora o alojamento nos investimentos habitacionais da madeira. Toda esta operação está, naturalmente, a ser feita em conjunto com as autoridades locais.
“Queremos evitar os alojamentos prolongados aqui no quartel”, afirmou o responsável da Cáritas no Funchal que adiantou ainda que as há pessoas que estão a ser acolhidas temporariamente na casa de outros familiares.
“Neste momento está já a ser feito um levantamento daquilo que temos, nomeadamente, de mobília, electrodomésticos e roupa e de tudo o que possa ser útil para as pessoas”. A grande maioria das necessidades, acredita-se, que se deverão prender com a recuperação de habitações e de todo o tipo de reparações.
A Cáritas Portuguesa acompanha de perto todo o desenrolar dos acontecimentos e está solidária com as vitimas louvando, igualmente, a intervenção local da Cáritas e de todos os que têm ajudado a população.