Cáritas Portuguesa no Congresso “Future without hunger”
Começou hoje em Viena, na Áustria, o Congresso “Future Without Hunger”. Um encontro promovido pela Cáritas Europa e Caritas Internationalis em cooperação com a Cáritas da Áustria. As causas globais da fome e a sustentabilidade da segurança alimentar são dois dos pilares deste Congresso Interncaional que junta em diálogo alguns dos principais intervenientes nesta batalha. A Cáritas portuguesa participa neste Congresso.
José Manuel Cordeiro, da direcção da Cáritas Portuguesa estará a participar no Congresso Internacional e parte consciente da complexidade que está por detrás deste problema global. No entanto, não esconde as elevadas expectativas e sublinha a importância da participação em eventos como este pela partilha de experiências: “aquilo que pragmaticamente nos guiará será a busca de boas práticas e soluções novas para partilhar”. Para José Manuel Cordeiro é fundamental que todos tenham consciência de que embora seja lenta, as mudanças a implementar, para um mundo mais justo, são uma responsabilidade que envolvem a participação de todos.
Este dirigente da Cáritas Portuguesa parte para a Áustria com a vontade de natural de aí encontrar exemplos de boas práticas replicáveis à sociedade portuguesa. “Nestes ambientes e a este nível de participação o único problema é não ter a hipótese de escutar todos com a mesma profundidade de reflexão, porém estaremos mais atentos àqueles que representam sociedades homólogas à nossa”, afirma José Manuel Cordeiro.
Este Congresso Internacional reúne alguns dos principais nomes da luta contra a fome no mundo. Políticos, sociólogos e representantes de Organizações Não Governamentais, juntos à mesma mesa para discutir que caminhos seguir para que o mundo possa oferecer à sua população o direito básico que é a alimentação. “Um sinal da preocupação da Caritas para os problemas e da busca de soluções para a sua resolução”, sublinha José Manuel Cordeiro.