CGTP e Cáritas Portuguesa debatem actual contexto económico e social do país
A Cáritas Portuguesa recebeu o Sr. Secretário Geral da CGTP, Arménio Carlos, que apresentou as conclusões do último Congresso da Central Sindical e as preocupações deste organismo com a situação económica e social do país.
Na troca de preocupações, sobre o actual contexto económico e social, teve especial enfoque o desemprego e a necessidade de se encontrarem soluções urgentes para se ultrapassar a dramática situação em que milhares de pessoas e famílias se encontram envolvidas.
Quer a CGTP, quer a Cáritas Portuguesa, entenderam que há necessidade de uma maior intervenção social, por parte da sociedade civil, na busca de soluções para colmatar a grave situação em que Portugal se encontra. Deste modo, deverá haver maior empenho na partilha de posições e na busca de soluções duradouras, envolvendo o maior número de actores sociais. A partilha de posições, entre as diversas instituições, deverá ter em consideração a promoção do bem comum e a salvaguarda de um modelo social, que promova a protecção integral dos mais desfavorecidos e necessitados, bem como a promoção de combate à exclusão social.
O Presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, ressaltou a importância do terceiro sector, como um parceiro fundamental para a economia nacional, sector tantas vezes esquecido e descurado pelos poderes decisórios, apesar da sua importância crescente na criação e manutenção de emprego.
Por fim, ambas as organizações manifestaram a necessidade de um maior apelo à participação cívica, na busca do bem comum, na busca da paz social e na promoção de esperança numa sociedade cada vez mais justa.