Visita da direcção da Cáritas Portuguesa à Cáritas Diocesana de Santarém
Desde o fim de tarde do dia 24 e durante todo o dia seguinte, uma delegação da Cáritas Portuguesa (CP) esteve na Diocese de Santarém para contactar, mais de perto, com a acção da Caritas Diocesana.
Esta visita revelou-se de uma particular oportunidade, pelo facto de ter sido nomeada, recentemente, a nova Direcção da Cáritas que passou a ser presidida pelo Pe. Vitor João Alcobia.
Antes do encontro com a nova Direcção da Cáritas Diocesana, os representantes da CP, acompanhados pelo Pe. Vitor João, reuniram-se com D. Manuel Pelino, Bispo Diocesano, para dar a conhecer os principais projectos da Cáritas, a nível nacional, tendo sido reflectida a importância do empenho de todas as paróquias na implementação do Projecto “+ Próximo” dada a necessidade de assegurar que cada paróquia disponha, pelo menos, de um grupo de acção social com a formação adequada dos seus membros. O tratamento estatístico dos casos sociais acompanhados foi outra das prioridades apresentadas. D. Manuel Pelino valorizou todos estes objectivos e afirmou o seu empenho na concretização dos mesmos, tendo deixado algumas orientações práticas à sua Cáritas Diocesana em ordem a uma maior animação da pastoral social na sua Diocese.
De seguida, realizou-se uma reunião com toda a Direcção Diocesana. A identidade e missão da Cáritas na missão da Igreja, nomeadamente a sua particular responsabilidade na animação da pastoral social; a relação da Cáritas Diocesana com outros organismos sócio-pastorais, da sociedade e do Estado; os desafios que, actualmente, se estão a colocar à Cáritas, concretamente, no que respeita ao atendimento social de proximidade, foram os assuntos tratados.
Na manhã do dia seguinte, a delegação da Cáritas Portuguesa encontrou-se com representantes de 18 grupos paroquiais, tendo a saudação inicial sido feita pelo Pe. José Manuel Pereira de Almeida, assistente eclesiástico da CP. O Presidente da Cáritas Diocesana fez a apresentação da Mensagem da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana para a Semana Nacional da Cáritas. A que se seguiu a resposta, por parte dos presentes às seguintes perguntas: quais os problemas e dificuldades na resposta que estão a passar actualmente? Com que outras entidades colaboram na resolução dos problemas que vos são apresentados? O que esperam e precisam da Cáritas Diocesana de Santarém. Estas questões foram preparadas pela Cáritas local. O Presidente da CP, após o momento de fraterno convívio, fez a apresentação do documento da Comissão da Pastoral Social “Serviço Paroquial de Acção Social para uma cultura da dádiva” a que se seguiu um profícuo tempo de reflexão conjunta. Este encontro terminou com as orientações pastorais formuladas por D. Manuel Pelino.
De tarde, foi efectuado o encontro com representantes da Cáritas Inter Paroquial de Santarém, do Grupo Sóciocaritativo de Marvila e do Grupo de Acolhimento e Missão. Foi interessante verificar a preocupação revelada de não reduzir a acção caritativa das paróquias à dimensão assistencial, havendo esforços para impulsionar as pessoas a conquistar os seus direitos a assumir os deveres que decorrem da correcta integração social.
Esta presença da CP na Diocese de Santarém terminou da melhor forma: no meio de uma comunidade cristã, com a participação na eucaristia, no fim da qual o presidente da CP se dirigiu à assembleia, deixando a mensagem de que o principal agente da pastoral da caridade é toda a paróquia e o grupo de acção social é apenas seu intermediário.
Foi muito gratificante o acolhimento por parte do Bispo Diocesano e da Direcção da Cáritas, tendo a visita atingido os seus objectivos.