Mais esperança e paz para as famílias em crise
Já começou o trabalho do Grupo Dinâmico (GD) no apoio às famílias endividadas tal como previsto no protocolo assinado com a Cáritas Portuguesa. Ontem, última segunda feira do mês de Maio, Isabel Alves, responsável pelo GD recebeu as primeiras pessoas que vieram à procura de respostas para as suas inquietações provocadas, como seria de esperar, com problemas financeiros.
A tentativa de negociação com os créditos consolidados foi a resposta para as situações que se apresentaram ontem, as primeiras de um projecto de parceria que agora dá os primeiros passos e que quer devolver ás famílias portuguesas alguma “paz de espírito”, sublinha Isabel Alves.
O atendimento presencial na Cáritas Portuguesa é o resultado de um trabalho feito localmente nas Cáritas Diocesanas e sem o qual muitas pessoas ficariam longe de uma resposta ou de um sinal de esperança para a resolução dos seus dramas pessoais. As Cáritas Diocesanas são a primeira porta aberta para receber medos, dúvidas, preocupações e a partir daí são accionados e articulados todos os mecanismos existentes para ajudar a população, sejam eles promovidos pela Cáritas ou por qualquer outra instituição cujo objectivo seja apoiar e promover a dignidade das pessoas.
Ainda no âmbito do protocolo assinado entre a Cáritas Portuguesa e o Grupo Dinâmico está prevista e, em alguns casos já agendada, a realização de sessões de esclarecimento públicas onde se poderão colocar todas as questões relacionadas com a organização dos orçamentos familiares.
Foto: Cáritas Portuguesa
“As famílias com problemas financeiros precisam de respostas que as tranquilizem para encontrar soluções”, Isabel Alves, Grupo Dinâmico