Encontro de reflexão sobre a situação da emigração portuguesa na Europa
Devido à situação que Portugal atravessa, estamos a assistir a um permanente movimento migratório de portugueses para a Europa. Chegam-nos notícias de situações verdadeiramente dramáticas em alguns países. Nas últimas semanas temos assistido, em Portugal, à divulgação de informação, nos meios de comunicação social, sobre a situação na Suíça, particularmente sobre a situação dramática dos sem-abrigo, contando-se, entre estes, famílias inteiras com crianças. As Missões, as Associações de Emigrantes, a Igreja Suíça e até mesmo algumas Instituições suíças vêm-se confrontadas com muitos pedidos de ajuda e com dificuldade em dar resposta a todas as situações.
Esta realidade existe também noutros países, pois chega-nos informação de situações similares no Luxemburgo, França, Reino Unido, Alemanha e Holanda, o que levou a OCPM, a Caritas e a Agência Ecclesia, a promover um encontro entre os Coordenadores da Pastoral de Língua Portuguesa e os Presidentes das Caritas dos referidos países, como forma de reflectirmos, em conjunto, sobre a situação dos emigrantes portugueses, e de promovermos um trabalho em parceria que seja um contributo da Igreja para minimizar este drama.
O encontro irá decorrer, nos dias 18 e 19 de Abril, no Seminário de Nossa Senhora de Fátima, em Alfragide, com o seguinte programa:
DIA 18 DE ABRIL
15h00 – Saudação
Director da Obra Católica Portuguesa das Migrações
Presidente da Cáritas Portuguesa
15h30 – Situação Actual da Emigração Portuguesa para a Europa: Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas
17h00 – Realidade das migrações na Europa – visão da Cáritas
18h30 – Interrupção dos trabalhos
DIA 19 DE ABRIL
09h00 – Problemas dos emigrantes nos países de acolhimento – testemunho das comunidades católicas
10h30 – Integração social dos emigrantes portugueses nos países de acolhimento – definição de estratégias
12h30 – Conclusões